quarta-feira, 20 de julho de 2011

[ EUVOCÊ, UMNOUTRO, INDISTINGUÍVEIS NUM SÓ NÓS ] - [ 03-07-10 ]

Seu cheiro é suave como perfume de fruta trazido pelo vento e envolvente como perfume doce insaciável. E tudo isso emana de uma pele macia e bronzeada de traços raros esculpidos por deuses.
Dentro de seus olhos mora o infinito, de verdade irracional tão quente e rasa, que explode em supernova para criar um universo só seu onde tanto quero me perder.
Seu toque não é físico, pois toda a matéria se desfaz para receber o afago.
E sua presença brilha tão mais que o sol que faz o mundo cair em inexistência.
E da calmaria vem a inquietude de não saber como pode o surreal em sua plenitude estar em frente a mim, como um espelho que não devolve a imagem em luz, mas em som, tão infinitamente belo.




Então: hoje é aniversário do blog, viva! Felicitações a mim e a quem o suporta! Uhul!
Não vai ter bolo nem brigadeiro. Mas se alguém quiser tomar um cerveja pra comemorar é só chamar, eu aceito apesar de ultimamente preferir vinho a cerveja. Enfim: parabéns tchá-tchá, parabéns tchá-tchá...

Bom, vou explicar esse texto: aconteceu numa tarde em que eu tomava sol, lia sobre filosofia, pensava em poesia e contradição/paradoxo e eu também fiquei viajando um tempão filosofando (pois é) sobre a noção do tempo e tals, aê fiquei viajando sobre física e optica e luz e universo e supernovas e afins. Foi assim que aconteceu. Estava lendo e anotando algumas coisas e no meio das anotações o texto.



Por que exatamente esse texto no aniversário do blog? Foi por conta desse texto que criei o blog!!!
Gostei muito dele. E na época não sei porquê nem como mas "as pessoas" sabiam que eu escrevia, então de vez em quando ( ou de quando em vez, como diria José Lins do Rego - talvez esteja viajando, mas pelo que me recordo é isso mesmo) mandava algumas escritas para galera seleta comentar e criticar e etc. E todo mundo (as pessoas pra quem apresentei) gostou muito também e todos ficaram a me incitar a criar um blog para publicar minhas coisas. Do dia 3, criação desse texto, até o dia 21,criação do blog, fiquei a matutar se minhas coisas realmente tinham algum valor pra eu deixar assim, pra quem quiser ler. Até hoje ainda não respondi essa pergunta, acontece que eu estava realmente entediada com minhas férias e o fiz. O blog.

Bom ou ruim, tanto faz. Taí. Melhor que novela. Disso tenho certeza. Aliás: odeio novela.

Ainda sobre o texto e pegando também o blog: não sei se vocês sacaram (não sei se já deixei explícito ou subentendido sequer), mas eu tenho paixão por algumas coisas da física como luz/espelho/imagem (optica) e universo - matéria e anti-matéria, Newton e Einstein, F=m.a e E=mc² e etc. Aliás, como eu gostaria de saber 6,02x10²³ vezes mais de física do que eu sei! Já pensei até em fazer um curso livre de física. Eu piro. Gosto também de vidro e de água. Translúcidos em geral. O interessante é que as pessoas não me consideram assim, muito lúcida... Também tenho paixão por tempo, ou pela noção de tempo, ou pela percepção do que é tempo. Quem foi que disse que o minuto tem 60 segundos? O que é 1 segundo? "Desde 1958, o segundo foi definido como sendo, 9 bilhões, 192 milhões, 631 mil, 770 mais ou menos 20 ciclos de radiação de um átomo de césio quando não perturbado por campos exteriores" de acordo com o texto de Ilha das Flores, Jorge Furtado dezembro/1988. Para entender melhor, estude a respeito de "decaimento radioativo" em qualquer livro de química de nível médio.



Ilha das Flores, excelente filme. Recomendo pra quem ainda não viu. Pra quem já viu também.

"Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor.
O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las.
O polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pinça dos dedos o que, por sua vez, permite a manipulação de precisão.

O telencéfalo altamente desenvolvido somado a capacidade de fazer o movimento de pinça com os dedos deu ao ser humano a possibilidade de realizar um sem número de melhoramentos em seu planeta, entre elas, plantar tomates."



Adoro esse filme entre outras coisas pelo fato de que a minha linha de raciocínio é "bem assim" desse jeito meio louco em que o filme é apresentado.


Física, tempo, minha paixão por música, doidêra... Deu no que deu. Melhor: não deu ainda. Estou em constante transformação.



Não quero colocar Boletim Informativo Pessoal. Minhas férias? Quase o de sempre: livros e mais livros, violão, vinil. Só os treinos que estão capengas. Machuquei o joelho (resumindo) dia 5 de maio, desde lá 7 semanas de fisioterapia. Voltei aos treinos essa semana, só um trabalho de preparação pra aguentar treinar de novo.

Depois que ler todos os livros que aluguei e comprei coloco um post sobre eles. Atenção: isso não é uma promessa, só uma intenção.

Ontem depois de ouvir uns discos ( Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Gilberto Gil) e pintar de aquarela vermelha uma madeira com a Ozzelha talhada nela, deitei para dormir. Um milhão de coisas ficaram passando pela minha cabeça e me impedindo de dormir. Peguei papel e caneta na prateleira ao lado da minha cama. Eis:


Não tenho me dedicado muito a escrever. Eu acho que não rola essa de sentar com caneta na mão e papel na mesa e forçar qualquer coisa a acontecer. Tem que deixar acontecer (e ter papel e caneta por perto). Também não tenho escrito nada longo. Isso porque eu moro em São Paulo e quem mora em São Paulo não pode perder tempo escrevendo poesia porque o farol já abriu e o carro de trás logo vai businar. E já se sabe que se alguém começa as businas nunca cessam.

Agora tô testando essa coisa de escrita direta. Muito mais por ler os textos que Caetano escrevia pr'O Pasquim durante o exílio do que por ter lido mês passado poesia beat de Allen Ginsberg.

Por que as prateleiras juntam tanta poeira? De onde vem a poeira se a casa estava fechada?

Tenho ouvido muito Caetano, muito mesmo. A poesia realmente me agrada e o ritmo e o violão e o som e tudo também. Ele podia dar nomes melhores pros discos dele, acho-os muito simplistas. Não que eu não goste de simplicidade... Sei lá. "Sei lá" é o que eu mais digo. Por que preciso saber? Eu gosto muito de saber, mas por quê?

Eu gosto mesmo é de tomar banho ouvindo Caetano. A melhor de todas é "Rapte-me camaleoa". Dá o ritmo perfeito para a ensaboada. Tem também "Cajuína".
Existirmos - a que será que se destina?
Mas como não tenho nenhum disco com as 2 músicas, acabo tendo que escolher entre uma e outra. Eu ouço Caetano em long play. Eu queria ter escrito "O ciúme".

Tem também "Meia-lua inteira" que é o hino de toda terça-feira capoeira rá rá rá e também de todos os outros dias e "Tropicália" que eu classifico como atemporal e que sempre me leva a ouvir "Geléia Geral" e "Marginália".

O tempo realmente tem passado mais rápido. Posso afirmar tranquilamente pois faz bem uns 6 meses meu pai me deu um relógio e é só eu olhar pro punho esquerdo pra ver o tempo correndo em círculos como um desesperado que afinal não sabe realmente para onde ir.
Está sendo estranhamente fácil e agradável para mim essa tal escrita direta uma vez que eu sou uma pessoa viciada em vírgulas, afinal, para não perder o costume, coloquei algumas.

Mas é uma escrita muito perigosa uma vez que você escreve sem pensar então a chance de sair alguma coisa realmente idiota é bem grande. Mas pensando bem não tem como escrever sem ter pensado antes (e essa minha última saiu meio redundante, não?). De qualquer forma acredito que mesmo que por um milésimo de segundo que é não sei quantos ciclos de radiação de um átomo de césio a palavra antes de passar pro papel passa pela cabeça. Deixa quieto.

Navegar é preciso, viver não é preciso. Sempre que ouço me lembro dos conceitos de "acurácia" e "precisão" que tive nas minhas aulas de topografia no quinto semestre de engenharia ambiental. Precisão é tipo 'o grau de dispersão em torno da média' e acurácia é tipo 'quão próximo você está do seu "alvo"'.

Esse papo meu tá qualquer coisa, e, olha só que triste: eu nunca fui para Marrakesh. Chega pontofinal



Muchachos e muchachas, inté.
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário